No começo de 2017, um vídeo viralizou nas redes sociais com um carro explodindo ao abastecer com GNV. Apesar das imagens assustarem muitos motoristas, o vídeo é um tanto sensacionalista. O medo de explosões ao abastecer com GNV é como ter medo de andar de avião. As chances de queda são absurdamente menores do que as chances de um acidente na estrada, por exemplo, mas existem vídeos e notícias sensacionalistas que alimentam esse tipo de medo.
Hoje, a Evolução do Gás te explica o porquê de as chances de explosões ao abastecer com GNV serem bem baixas. Confira, a seguir.
Por que abastecer com GNV não vai causar explosão?
A densidade do gás natural veicular é inferior a 1, isso faz com que o gás seja mais leve que o ar. O que isso significa? Significa que, em caso de algum vazamento, o GNV se dissipa rapidamente, elevando-se para as camadas mais altas da atmosfera. No caso de locais fechados, devemos saber que o GNV não causa asfixia, já que ele não se acumula nas camadas inferiores da atmosfera. Por não ser tóxico, o gás natural veicular também não causa danos à saúde no caso de inalação.
O que pode causar uma explosão?
O motivo que pode levar a um acidente ao abastecer com GNV é uma conversão realizada em uma oficina que não é capacitada e o uso de cilindros impróprios para o GNV. Algumas oficinas impróprias utilizam outros tipos de cilindros para diminuir os custos da conversão GNV, mas apenas os cilindros fabricados especialmente para contenção do GNV devem ser utilizados no serviço.
É de extrema importância realizar a conversão em uma oficina responsável. Saiba a marca e a procedência do cilindro utilizado e se a oficina é credenciada para a realização da instalação de gás veicular. Além disso, faça a revisão sempre que possível. Utilizando o GNV ou qualquer outro tipo de combustível, é muito importante saber que está tudo dentro dos conformes antes de entrar no carro e colocar a sua família ou amigos dentro dele.
Cuidados ao abastecer com GNV
É de responsabilidade do frentista os principais cuidados ao abastecer com GNV, já que é ele quem deve observar se o cilindro instalado é de GNV. Se não for, ele deve orientar o proprietário do veículo. Os cuidados ao abastecer são:
– sair do veículo;
– desligar o carro;
– jamais acenda um cigarro;
– não utilize o celular ou qualquer outro aparelho eletrônico.
Como utilizar o GNV de forma segura?
A conversão GNV é altamente segura e recomendada, quando feita por uma oficina credenciada, como a Evolução do Gás. Fazendo a instalação de kit gás, você ganha descontos no IPVA e economiza uma boa quantia com combustível. Para ter certeza que adquiriu um produto de qualidade, visite uma das lojas da Evolução do Gás no RJ ou peça um orçamento pelo nosso site. Aguardamos pelo seu contato.
Links úteis:
reteste de cilindro gnv rj
gnv campo grande rj