GNV e GLP são dois tipos de gás natural. No entanto, se diferenciam em sua composição e isso faz com que seu uso também seja distinto. Você costuma confundir esses gases? Sempre teve aquela dúvida em saber o porquê do gás usado na cozinha não ser o mesmo gás usado para abastecer seu carro? Se respondeu sim a pelo menos uma dessas perguntas, continue a leitura deste artigo. A Evolução do Gás te explica tudo sobre o GNV e GLP.
Saiba mais sobre GNV e GLP
Alguns gases são provocados pelos seres humanos, enquanto outros provém da natureza. O principal componente dos gases naturais é o metano. Você saberia distingui-los? A seguir, veja alguns pontos onde o GNV e GLP tornam-se diferentes mesmo sendo de mesma origem.
Entenda como se diferenciam
Forma e componentes
O gás natural veicular, popularmente conhecido como GNV, é oferecido em forma gasosa. É constituído por hidrocarbonetos, a exemplo de metano e etano. Essa é uma das principais diferenças entre o GNV e GLP.
O gás liquefeito de petróleo (GLP),“gás de cozinha”, é encontrado no formato líquido. Sua composição conta com a união de gases, sendo os principais o butano e propano.
Origens
Tanto o GNV, quanto o GLP provém de uma mesma fonte: o petróleo. Entretanto, o GNV é obtido em rochas porosas, calcárias ou arenitos, enquanto o GLP é extraído de refino de petróleo ou de processamento de gás natural. Nas refinarias, o GLP é dado como um dos subprodutos do fracionamento do petróleo. Dessa forma, o GNV é considerado mais leve que o GLP.
A origem, ainda que bem próxima, é um diferencial entre GNV e GLP.
Aplicação
O GNV tem maior aplicação em ser um forte aliado no abastecimento de carros. Esse causa menor impacto ambiental e é mais barato do que os outros combustíveis fósseis. Já o GLP, no Brasil, é amplamente usado na preparação de alimentos, todavia pode ser usado em aplicações industriais, agrícolas e comerciais.
Pressão
O GNV e GLP contêm pressões diferentes. O GNV desempenha pressão de 220bar, ao passo que o GLP alcança apenas 8bar. Lembramos que a pressão máxima para abastecer com GNV é de 220kgf/cm² a fim de não causar danos. Cabe ao posto de abastecimento deixar clara essa informação para o consumidor e cumpri-la.
Forma de armazenamento
O armazenamento do GLP é feito em diversos cilindros pela distribuidora, os mais conhecidos são os botijões de gás. A capacidade desses gira em torno de 85% de GLP em estado liquefeito e 15% em estado de vapor. Na medida em que o cilindro é esvaziado, o gás liquefeito vaporiza. Já o GNV é armazenado em um cilindro que antes é levado a um processo denominado “têmpera”. Esse tem o objetivo de aumentar sua resistência.
Agora que você conheceu as diferenças entre GNV e GLP, conte com a Evolução do Gás para a instalação de gás veicular. Somos líder de gnv campo grande rj. Também realizamos a manutenção de GNV. Em nosso blog, você encontra como a feita a conversão de carros movidos a GNV e quais são os carros mais indicados para instalar GNV. Entre em contato e venha nos conhecer!