Como identificar um carro danificado por enchente?

Durante o início do ano, no decorrer do verão, é comum que carros sejam atingidos por enchentes nas ruas por todo o país. Entretanto, isso não significa que o carro danificado por enchente tenha perda total. Este pode sofrer um banho de loja e ser vendido para o motorista sem nenhum aviso, dificultando uma futura solução. Sendo assim, ao comprar um veículo, é preciso solucionar todas as suas dúvidas e certificar-se que o carro se encontra realmente em bom estado.

Para isso, a Evolução do Gás separou algumas dicas de como descobrir que você não está adquirindo um carro danificado por enchente. Confira!

Dicas para identificar um carro danificado por enchente

Verifique umidade e sujeira no veículo

É preciso inspecionar o interior do carro e verificar se há qualquer umidade ou sujeira nele. O mau cheiro deixado no carro danificado por enchente pode ser disfarçado por meio de sachês, por exemplo. Entretanto, o cheiro de mofo ainda pode predominar.

Além disso, lama e pequenas manchas de terra também podem prender facilmente em faróis e nos cantos do porta-malas.

Procure por indicadores de inundação

Ferrugem e mofo são bons indicadores de que o carro foi inundado. No caso do mofo, geralmente, é formado em quase todas as áreas na cabine, especialmente nas laterais e nos bancos. Verifique se tais sinais encontram-se no interior do porta-luvas, no painel de instrumentos, abaixo dos bancos e afins.

É possível verificar também a ferrugem na parte de trás do carro, quando o estepe está sob a área de carga. Se a parte traseira possuir estes indicadores, significar que o carro foi inundado enquanto ele estava inclinado. Verifique também se ela não está presente nas ferramentas ou nas peças metálicas (parafusos e dobradiças).

Atente-se à parte elétrica

É comum que, após a secagem, alguns itens voltem a funcionar normalmente. Entretanto, após algum tempo de uso, a umidade pode provocar corrosão e prejudicar a parte elétrica.

Por isso, antes de fechar o negócio, gire a chave de ignição e assegure-se que todos os acessórios de advertência tais como luzes e medidores funcionam corretamente. Se houver pane no painel, fique alerta. Avalie os componentes elétricos e eletrônicos do carro, observe o funcionamento dos limpadores de para-brisas, piscas, isqueiro, rádio, aquecedor, ar-condicionado, e demais componentes para se certificar de que eles funcionam.

Abra o capô do veículo

Em alguns casos, o interior do carro pode estar limpo, mas o motor estar comprometido. Por isso, procure verificar os níveis de líquido no motor, principalmente óleo, com a ajuda de uma vareta de mergulho.

O óleo precisa estar fresco e limpo, sem capturar algum tipo de umidade. Ferrugem e sujeira acumulada também são comuns num carro danificado por enchente.

Descoloridos e manchas no interior do veículo

Outro exemplo de dano podem ser os estofos do carro estarem cobertos por tecidos que com algum tipo de descoloração. Manchas significativas ou diferenças de cor entre as seções inferior e superior de estofamento podem ser indícios que a água entrou no veículo.

Vire os assentos de carro

Os assentos de carro são feitos de espuma e absorvem, facilmente, uma grande quantidade de água. Portanto, retire e os pressione, certificando-se de que eles não estão cheios de água. Se a água escorrer, é provável que este seja um carro danificado por enchente.

Traga seu veículo no Centro Automotivo da Evolução do Gás

A Evolução do Gás é uma empresa especializada em conversão GNV e instalação de gás veicular. Atuando há mais de 30 anos no mercado, oferecemos os melhores preços e qualidade, com profissionais capacitados. Além disso, nosso centro automotivo trabalha com equipamentos de diagnóstico de última geração, que irão identificar possíveis problemas no seu veículo de forma eficaz. Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossos serviços!

Compartilhe: