Responsáveis pela interação do carro com o solo, como amortecimento e controle do equilíbrio do automóvel, as suspensões são essenciais para o desempenho e conforto do carro. Entretanto, os tipos de suspensão variam entre as mais elaboradas, mais voltadas para o conforto ou com a performance.
Devido a tal importância, é fundamental que o motorista conheça os principais tipos de suspensão e quais são suas respectivas funções. Por isso, a Evolução do Gás preparou este artigo com os 6 principais tipos de suspensão, confira!
Conheça 6 principais tipos de suspensão
1. Eixo rígido ou barra de torção
Um dos sistemas mais antigos, empregado em carruagens, esse tipo de suspensão surgiu antes do automóvel. Até os anos 1950, os modelos de baixo custo utilizavam este sistema, o qual sempre é utilizado no eixo traseiro.
No caso de uma suspensão com eixo rígido, as rodas esquerdas e direitas estão ligadas por um único eixo. Portanto, o movimento de um lado afeta diretamente o outro, facilitando a perda de contato com a estrada. Sendo assim, o uso de molas e amortecedores é dispensado, pois a barra composta por material flexível, absorve as irregularidades da estrada com sua energia elástica.
Por seu custo de produção ser barato e ser resistente, essa suspensão é utilizada para a suspensão traseira de carros de gama baixa.
2. Feixe de Molas
Entre os tipos de suspensão, este é presente na maioria dos veículos de carga. O feixe de molas é responsável por suportar grandes massas, poupando o veículo de prejuízo de comportamento dinâmico ou distensão do conjunto. Também é conhecido como a famosa “traseira arriada”.
O feixe de molas são um aprimoramento do sistema de barras de torção. Estes são formados por lâminas sobrepostas, que escorregam uma em cima da outra. Assim, elas retornam à posição original após a retirada da carga ou absorção do impacto.
Além disso, a manutenção dos pneus é em posição perpendicular ao solo e exige pouca manutenção. Também dispensa molas helicoidais e amortecedores, absorvendo a carga e impactos apenas com a elasticidade dos materiais. Sendo assim, são favorecidos pelas múltiplas camadas – os feixes de mola.
3. McPherson ou telescópica
Concebido por Earl S. MacPherson, esse sistema de suspensão simples consiste numa mola, um amortecedor e um braço de controlo baixo. Por possuir menos peças, seu peso é mais baixo e, consequentemente, tem um bom deslocamento.
A parte superior do amortecedor, que também serve como suporte nesse tipo de suspensão, suporta a carroçaria por meio de um apoio de borracha. Já a parte inferior é suportada pelo triângulo.
4. Double wishbone ou Duplo “A”
É mais conhecido por sua aplicação em carros de competição. Modelos esportivos como Ferrari e Lamborghini costumam utilizá-lo também, devido à sua excelência na obtenção de estabilidade e comportamento dinâmico, sendo independente nas quatro rodas.
Seu peso e tamanho são reduzidos, trazendo grande versatilidade ao sistema duplo A, permitindo a montagem de molas e amortecedores na horizontal e vertical, trabalhando de modo a comprimir ou distender conforme a necessidade.
Entretanto, há uma grande complexidade de manutenção e dificuldade para encontrar componentes para tal. Sua montagem possui molas mais rígidas, causando maior sensibilidade a pavimentos ruins em pista de modelos esportivos.
5. Multilink
Conhecido como a evolução do sistema duplo “A”, corrigindo seus principais defeitos e preservando suas qualidades. Atualmente, é considerada o modelo mais moderno e eficiente, pois entrega estabilidade e conforto, além de baixo peso e versatilidade. Independente nas quatro rodas, que trabalham de forma totalmente individualizada. Não possui um formato padronizado de construção, pois cada fabricante projeta a sua de modo diferente. Seus braços podem ter uma construção no formato e quantidade de acordo com o projeto em questão, economizando peso e espaço.
Tal sistema oferece mesma estabilidade de um conjunto duplo “A” em um percurso mais longo, sem prejudicar o conforto ou exigindo molas muito rígidas. Além disso, é utilizado frequentemente na suspensão traseira de carros de tracção dianteira com alto desempenho, mantendo a estabilidade e a alta velocidade. E, também, em carros de tracção traseira com muita potência para manter tracção.
6. Suspensão Independente
Tal suspensão permite que as rodas direita e esquerda consigam se mover de forma individual. Esse procedimento ajuda a lidar com irregularidades e buracos comuns das estradas.
Sendo um carro com tracção traseira, a potência também é transmitida com mais eficácia às rodas. Possui um sistema leve e estável, oferecendo uma condução confortável.
Entretanto, é um sistema que não aproveita devidamente as capacidades dos pneus, comparado aos os triângulos duplos, por exemplo.
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