Quem nunca ouviu falar que o GNV prejudicava a vida útil do motor ou que carros GNV correm risco de pegar fogo com mais facilidade? A popularização de carros GNV vem gerando algumas dúvidas aos consumidores, a partir do momento em que se torna difícil diferenciar o que são mitos e o que é verdade. Há quem acredite, por exemplo, que após a instalação de GNV não é mais necessário utilizar o combustível original do veículo. Um erro grave, pois a falta do combustível original resseca e danifica diversos componentes do veículo. Para que não restem dúvidas, nós, da Evolução do Gás, criamos esse artigo com mitos e verdades sobre carros GNV. Confira!
Mitos sobre carros GNV
1- O gás natural veicular é semelhante ao gás de cozinha
O gás utilizado em fogões possui características muito diferentes do gás natural veicular. O gás de botijão tem propano e butano presentes em sua composição, o que faz com que ele seja asfixiante e inflamável. Já o gás natural veicular possui 78% de metano.
2- Carros GNV correm risco de explosão
O perigo de explosão é um mito bastante divulgado, mas é importante ressaltar que é apenas um mito! Além de o gás natural veicular ser mais leve que o ar, o sistema é composto por válvulas de segurança que se fecham no caso de algum rompimento da tubulação. Além disso, o kit GNV possui um sistema de exaustão, para o caso de um vazamento, e uma válvula de alívio para casos de pressão excessiva e temperatura alta.
Além disso, no momento do abastecimento, tudo é feito sem que o combustível entre em contato com o ar, o que anula de vez a possibilidade da combustão.
3- As bombas de combustível podem queimar com o uso do GNV
A bomba elétrica usada nos sistemas de injeção eletrônica não queima por causa do GNV. O que pode causar esse fato é a união de diversos fatores, como a permanência da bomba ligada enquanto o motor utiliza o GNV para funcionamento.
4- Carros GNV têm diminuição na vida útil do motor
Por ser um combustível na forma gasosa, o GNV não agride as partes internas do motor. Além disso, o fato de ele ser um combustível limpo e menos poluente, ao contrário do que se acredita, ajuda a prolongar a vida útil do motor e não reduzir.
Verdades sobre carros GNV
1- O GNV é um combustível mais econômico
É comprovado que um veículo em bom estado de conservação pode atingir níveis de economia de 15% a 50%. Carros GNV possuem um rendimento 30% maior que os carros a gasolina e 50% maior que os carros a álcool.
2- O combustível original não pode deixar de ser utilizado
Com a instalação de GNV, o seu carro se torna bi-combustível, podendo funcionar com o gás natural veicular ou com o combustível original. Se o proprietário do veículo opta por utilizar só o GNV, alguns componentes podem ressecar, como as mangueiras, por exemplo. Se você não deixa de utilizar o combustível líquido, os componentes originais do veículo se manterão conservados por bastante tempo.
3- Gás natural veicular é um combustível mais limpo
O GNV é um combustível limpo, fóssil e que existe em abundância. Quando bem regulado, carros GNV emitem níveis menores de hidrocarbonetos, ou seja, resíduos eliminados pelo escapamento. Segundo as leis brasileiras, o nível máximo de hidrocarboneto que pode ser eliminado por um veículo é de 700ppm, ou seja, 700 partículas de hidrocarboneto por milhão.
4- Existem incentivos fiscais para carros GNV
Em algumas cidades brasileiras, como SP e RJ, carros movidos a GNV ganham desconto no IPVA.
Agora que você já sabe alguns mitos e verdades sobre carros GNV, pode fazer a instalação de gás veicular sem medo, com quem entende do assunto no RJ. A Evolução do Gás é considerada uma das maiores e melhores convertedoras GNV da cidade do RJ e está pronta para te auxiliar na instalação de GNV, esclarecendo todas as suas dúvidas sobre o assunto. Trabalhamos com GNV 5ª geração e GNV 3ª geração, oferecendo aos nossos clientes o melhor atendimento e qualidade de serviço. Entre em contato conosco e conheça mais sobre os nossos serviços.
Links úteis:
reteste de cilindro gnv rj;
gnv campo grande rj.