6 coisas que você precisa saber sobre a CNH Digital

CNH Digital

Em julho de 2017, foi aprovado o projeto de lei que previa a criação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) digital, um documento liberado para smartphones, que tem por objetivo substituir a CNH impressa e trazer mais praticidade para o dia a dia dos motoristas. A CNH digital começa a valer a partir de fevereiro de 2018, mas, desde o mês de agosto, existe um aplicativo de teste, inicialmente disponibilizado apenas para celulares com sistema Android, que permite aos usuários possam experimentar como funcionará o aplicativo.

Além de poder utilizar o documento como comprovante de identidade, o aplicativo da CNH Digital oferecerá aos motoristas algumas funções extras, como a possibilidade de exportar e compartilhar o arquivo da carteira por e-mail ou aplicativos de mensagem, para usar em casos em que há necessidade de apresentar o documento autenticado. Além disso, o motorista poderá conferir, quando a CNH digital passar a valer, a pontuação de infrações e ser avisado quando o prazo de vencimento do documento estiver se aproximando.

Quer saber mais sobre a CNH Digital e como esse documento poderá facilitar a vida de motoristas de todo o Brasil? Continue acompanhando esse artigo que a Evolução do Gás preparou para você.

6 fatos sobre a CNH Digital

cnh digital fatos

1- Alguns motoristas do Brasil já estão testando a CNH Digital

Os motoristas do estado de Goiás foram os primeiros do país a testarem a nova CNH Digital, em um projeto piloto lançado no mês de outubro. A partir desse teste, o Contran buscará por melhorias a serem realizadas para que, quando estiver disponível para todos os usuários, o aplicativo da CNH-e não apresente falhas e funcione de maneira segura e eficiente.

2- Os Detrans do país já têm uma data para emitir a CNH Digital

Os Detrans de todos os estados têm até o dia primeiro de fevereiro de 2018 para estarem aptos a emitir o documento, para todos os motoristas. Isso significa que, mesmo antes disso, os bancos de dados estejam atualizados e o órgão esteja pronto para receber os condutores que desejem fazer o documento digital.

3- A CNH Digital não será obrigatória

Os motoristas que não quiserem, não serão obrigados a tirarem a CNH Digital. O documento foi idealizado com uma maneira de facilitar o dia a dia dos condutores que, muitas vezes, são obrigados a pagarem multas e terem o veículo retido por esquecerem o documento em casa. Para os que não quiserem aderir à nova tecnologia, a CNH impressa continuará valendo.

4- O documento terá a mesma validade do impresso

A CNH Digital terá a mesma validade que a impressa e será autenticada por meio de um QR-code, único para cada motorista, ou por meio da assinatura digital. Sendo assim, caso seja necessário comprovar a identidade, a CNH Digital também irá servir.

5- A CNH Digital é totalmente segura

Diversos mecanismos e sistemas de segurança foram desenvolvidos para que a CNH Digital seja segura para os usuários, ainda que o smartphone no qual o aplicativo esteja instalado seja perdido ou furtado. No primeiro acesso, é fornecido um código PIN ao usuário, que será solicitado em todas as vezes em que ele tentar o acesso. Além disso, quando necessário o cancelamento do acesso, é possível recorrer ao Detran mais próximo.

6- Será muito simples pedir o documento

A CNH digital deverá ser obtida por meio de um aplicativo, que estará disponível para os celulares com sistemas Android e IOS. Ela só poderá ser emitida para quem possui a nova CNH, que vem com um QR-code. Uma vez que a CNH digital esteja valendo para o seu estado (o prazo para que todos os estados passem a emitir é fevereiro de 2018), é preciso fazer um cadastro no Portal de Serviços do Denatran, que enviará por e-mail um código para que o usuário acesse a CNH digital no aplicativo, mesmo que não haja acesso à internet.

Ansioso para aproveitar essa novidade? Nós, da Evolução do Gás, também estamos! E se você deseja saber mais novidades sobre automóveis, não deixe de acompanhar o nosso blog e nos seguir nas redes sociais! A Evolução do Gás é uma empresa referência na instalação de gás veicular e reteste de cilindro GNV no RJ, que trabalha em busca de levar o melhor serviço, com um excelente custo-benefício para os seus clientes.

Links úteis:
GNV 5 geração RJ
instalação de GNV RJ
GNV 3 geração

Compartilhe: