Quando fazer balanceamento e alinhamento das rodas?

balanceamento e alinhamento

O balanceamento e alinhamento das rodas são serviços de manutenção preventiva que não podem ser dispensados quando pensamos na segurança e no bem-estar de motoristas e passageiros de um automóvel. Embora a quilometragem rodada possa indicar a hora de levar o carro à oficina para que os serviços de balanceamento e alinhamento sejam feitos, muitas situações do dia a dia podem apressar a ida ao mecânico.

Hoje, a Evolução do Gás te conta um pouco sobre as diferenças entre o balanceamento e o alinhamento e te indica com que frequência esse tipo de manutenção deve ser feita no seu automóvel. Confira!

No que consiste o balanceamento?

O balanceamento consiste no equilíbrio entre o conjunto roda + pneu. Quando o carro é levado à oficina para fazer o serviço de balanceamento e alinhamento, uma máquina realiza a medição da massa desse conjunto em movimento. O ideal é que o peso se distribua uniformemente em toda a roda. Quando isso não ocorre, é possível sentir vibrações no volante, no piso do caro e no painel de instrumentos. Para que essa vibração seja solucionada, pequenos pesos de chumbo são utilizados para equilibrar todo o conjunto.

No que consiste o alinhamento?

Quando um veículo é configurado em fábrica, ele é desenvolvido para manter as rodas alinhadas, em paralelo, quando estão em uma pista completamente reta. Entretanto, o tempo de uso, os buracos na via e lombadas, por exemplo, podem fazer com que as rodas desalinhem.

Esse problema é identificado quando o motorista sente o volante puxando para um dos lados ao dirigir. Outro fator que indica problemas é quando uma das extremidades do veículo fica mais gasta que a outra.

Como o nome já deixa claro, o alinhamento serve para deixar as rodas em linha reta. O serviço é feito com equipamentos precisos, que mostram exatamente se há convergência (rodas apontando para dentro) ou divergência (rodas apontando pra fora). É necessário que o serviço seja realizado nas quatro rodas para que ele seja eficiente.

Existe tempo ideal para realizar o balanceamento e alinhamento?

Dicas para fazer balanceamento e alinhamento das rodas

No manual do proprietário do seu automóvel consta as recomendações do fabricante quanto ao prazo ou à quilometragem indicada para realizar os serviços de balanceamento e alinhamento.
Normalmente, a quilometragem pode variar entre cinco e dez mil quilômetros. Entretanto, uma avaria causada pelo dia a dia das cidades, com ruas esburacadas, pode antecipar a ida ao mecânico para realizar estes serviços.

Outros motivos que indicam a necessidade de realizar o balanceamento e alinhamento das rodas:
– quando os pneus forem trocados;
– quando houver desgaste nos pneus na banda de rodagem ou escamados;
– quando um pneu apresentar mais desgaste que o outro;
– quando fortes trepidações nas rodas dianteiras forem sentidas;
– quando você sentir vibrações no carro;
– se houver dificuldade de virar o volante;
– quando o carro puxar para um lado ao largar o volante;
– quando o carro puxar para um lado ao acionar o freio;
– a cada 5.000 km quando o rodízio de pneus for realizado.

Se chegou o momento de realizar o balanceamento e alinhamento do seu veículo e você está procurando um centro automotivo de confiança, com profissionais qualificados e que trabalha com o que há de mais moderno no mercado, conte com a Evolução do Gás. Além de realizar a conversão GNV, as lojas GNV de Campo Grande – RJ e de Duque de Caxias – RJ estão equipadas com um centro automotivo preparado para realizar todos os serviços de manutenção do seu veículo.

Além do balanceamento e alinhamento, você pode realizar troca de óleo e fazer a manutenção de suspensão e freios, por exemplo. Acesse o nosso site e conheça tudo que a Evolução do Gás pode fazer por você.

Links úteis:
gnv 3 geração;
gnv 5 geração rj;
instalação de gás veicular.

Compartilhe: