Cuidados a serem tomados ao fazer a conversão GNV do carro

O Gás Natural Veicular (GNV) vem ganhando cada vez mais adeptos em todo o Brasil, graças à economia que proporciona aos que o utilizam e à redução de impactos ao meio ambiente, quando comparado com outros combustíveis. Além disso, a conversão GNV do carro possibilita benefícios como a redução no IPVA e um maior número de km rodados gastando menos.

Mas, para que você possa fazer a conversão GNV do carro e continuar rodando em segurança, é necessário tomar alguns cuidados, seja na escolha da oficina, no cilindro utilizado ou na documentação necessária para andar dentro da lei. É sobre esses cuidados que a Evolução do Gás te conta nesse artigo. Confira!

Cuidados ao fazer a conversão GNV do carro

Cuidados com o cilindro

Os cilindros de gás utilizados na conversão GNV do carro devem ser sempre feitos de aço próprio para GNV, que estejam de acordo com a NBR 12790 e com certificado ISO 475. Os suportes nos quais eles são fixados também devem ser próprios para esse fim, resistentes e adequados para suportar o peso do cilindro, mesmo com os solavancos. Não permita, em nenhuma hipótese que o cilindro a ser instalado em seu carro seja soldado, em nenhum ponto, por menor que seja. Ao receber solda, o cilindro cria um ponto com baixíssima resistência, mais provável de sofrer rupturas, que podem provocar o vazamento do gás e acidentes gravíssimos. Antes de realizar a conversão do seu veículo, verifique se o cilindro encontra-se em boas condições e exija documentos que atestem a sua origem de fabricação.

Cuidados com a documentação

A documentação necessária para fazer a conversão GNV do carro pode mudar de um estado para o outro, de acordo com as normas do Detran.

No Rio de Janeiro, para que um carro esteja apto a receber o kit gás e andar dentro da lei, são necessários os seguintes documentos:

– original do Certificado de Registro de Veículo (CRV);
– original da primeira via da nota fiscal de compra da peça ou qualquer outra via autenticada por Fiscal de Rendas;
– pagamento da Duda, emitida por meio do site do Detran;
– original da primeira via da nota fiscal do serviço de instalação ou qualquer outra via
– autenticada por Fiscal de Rendas;
– original da segunda via da nota fiscal do serviço de inspeção, emitida pelo Organismo de Inspeção Credenciado, apenas para inclusão do combustível Gás Natural Veicular (GNV). O original da terceira via da nota fiscal poderá ser aceito.

É importante lembrar que o veículo precisa passar por uma vistoria cujo laudo deve ser apresentado. Além disso, só é válida a nota fiscal de instalação emitida por uma empresa instaladora que seja certificada pelo INMETRO.

Cuidados gerais

Todos os serviços relacionados à conversão GNV do carro, desde a instalação até as manutenções periódicas, devem ser feitos por oficinas homologadas pelo INMETRO. Essas oficinas passam por inspeções e são consideradas seguras para a realização desses serviços. Nunca tente consertar por conta própria eventuais falhas que possam surgir em seu kit gás, tampouco tente abrir o cilindro para verificar alguma coisa. A sua vida pode estar sendo colocada em risco, e as chances de explosão são grandes.

Além disso, não ande em seu carro caso suspeite de algum vazamento ou falha estrutural em seu cilindro. O GNV é um gás super inflamável e, ao entrar em contato com o ar, pode causar explosões ao menor sinal de faísca. Procure imediatamente a sua convertedora ou oficina de confiança para que o problema seja solucionado e você possa desfrutar com segurança os benefícios da conversão GNV do carro.

Cuidados com a oficina escolhida

cuidados na conversão gnv do carro

Em primeiro lugar, vale reforçar que a conversão GNV do seu veículo deve ser feita apenas em oficinas que são homologadas pelo INMETRO. Isso é muito importante, porque essas oficinas são inspecionadas e o INMETRO só credencia aquelas que apresentam boas condições para que o serviço seja realizado com segurança.

Outro ponto a ser observado é a execução do teste de emissões, feito com analisador de gases da própria oficina. Caso o instalador se recuse, procure outro lugar que te ofereça melhores condições de segurança.

Por último, exija as documentações das quais você tem direito: uma nota fiscal do serviço e do kit, contendo a discriminação de todos os componentes que foram instalados em seu veículo, e o Regulamento do INMETRO, necessário para a legalização da conversão GNV do carro junto ao Detran, totalmente preenchido.

Para realizar a conversão GNV do seu veículo de maneira segura e com a garantia de todos os seus direitos, busque por uma convertedora de tradição e que se preocupa, em primeiro lugar, com a segurança e a satisfação dos seus clientes na hora de realizar a instalação de gás veicular.

Há mais de 30 anos no mercado, a Evolução do Gás busca pela excelência na execução dos serviços e, por isso, contamos com uma grande lista de clientes fiéis e que confiam em nosso trabalho. Venha, você também, ser mais um cliente satisfeito com a qualidade dos serviços da Evolução do Gás! Visite uma de nossas oficinas e faça já um orçamento!

Links úteis:
reteste cilindro GNV RJ
instalação de GNV RJ
GNV 3 geração 
GNV 5 geração

Compartilhe: