Injeção eletrônica em veículos: o que é e para que serve

Um sistema para gerenciar a parte eletrônica do motor e a alimentação de combustível é adequado para todos os veículos. Pensando nisso, a injeção eletrônica em veículos é apresentada no mercado como solução para muitos condutores. É uma tecnologia altamente eficiente e que melhora a direção potencialmente. Neste artigo, veja quais são os principais tópicos atrelados à injeção eletrônica em veículos. Avalie se não é a hora certa de fazer o investimento. Caso já faça uso, saiba quais passos seguir para a correta manutenção. Boa leitura!

Conheça a injeção eletrônica em veículos

o que é a Injeção eletrônica em veículos

Definição

A injeção eletrônica em veículos é uma solução tecnológica para intermediar combustível, motor e ar. Intencionado em produzir menos poluentes, o sistema apresenta sensores que localizam defeitos rapidamente. Sua função não é apenas substituir os carburadores. Hoje em dia, apresenta funções únicas e praticamente indispensáveis.

Funcionamento

O atrito entre combustível e ar produz uma faísca responsável pelo funcionamento do veículo. A injeção eletrônica em veículos entra nessa hora, para controlar a quantidade de ar e combustível estão se misturando. O seu sistema de comunicação direta com o motor fornece informações acerca de temperatura e pressão. Bem como posição do acelerador e rotação. Isso tudo influencia na hora que as válvulas do motor permitem a entrada de combustível e ar.

Componentes

  • Autuadores: alimentação e queima de combustível do motor;
    sensores: análise de funcionamento do motor e transferência de informações para a central;
  • central de informações: peça chave, recebe todas as informações transmitidas pelos sensores. Define como se dará a administração do motor. Além de sempre comparar com as informações de fábrica. Tudo em prol de fornecer o melhor desempenho do motor.

Benefícios

A injeção eletrônica em veículos é capaz de reduzir a emissão de poluentes. Isso porque o sistema procura reduzir a sobra de combustível liberada pelo ar. Outro benefício, dessa vez gerando economia no bolso, é o consumo controlado de combustível. O material é usado de forma correta, sem desperdício. Além de ter um motor bem mais eficiente.

Cuidados

  • Jatos de pressão para lavagem de motor podem ocasionar problemas aos eletrônicos;
  • andar com o veículo na reserva aumenta temperatura interior do tanque de combustível. Tire essa ação do cotidiano para não danificar a bomba elétrica;
  • pisar no acelerador ao ligar o automóvel pode prejudicar os sensores;
  • “pegar no tranco” na falta de bateria pode prejudicar potencialmente o veículo.

Como funciona a manutenção?

manutenção da Injeção eletrônica em veículos

Como todo sistema, investir em uma manutenção periódica é o ideal para continuar contando com as vantagens. Para veículos com injeção eletrônica, o ideal é que a inspeção do sistema seja realizada a cada 40 mil km. Esses cuidados permitem a otimização do rendimento do motor, consumo consciente do combustível, redução de gases poluentes e etc.

Se você procura por uma inspeção veicular que cuide da análise de injeção eletrônica em veículos, a sua opção é a Evolução do Gás. Em nosso centro automotivo você encontra profissionais e equipamentos adequados para a área. Esse espaço está presente em nossas seguintes lojas: GNV Campo Grande RJ e Duque de Caxias. Somos especializados também em instalação de gás veicular, reteste de cilindro gnv no rj e muito mais. Entre em contato e veja como podemos lhe ajudar agora mesmo.

Compartilhe: