Rodízio de pneus: saiba como fazer corretamente

O rodízio de pneus é um recurso amplamente utilizado por condutores de veículos. A prática consiste em mudar a posição das rodas durante o uso. Isso faz com que todos os pneus sejam desgastados de forma igual, mantendo o equilíbrio nos eixos e garantindo segurança.

Apesar de ser uma atividade comum no mundo dos automóveis, muitos motoristas ainda não sabem como fazer o rodízio de pneus corretamente. É muito importante que o processo seja feito de maneira precisa para evitar prejuízos. Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo este artigo da Evolução do Gás!

Rodízio de pneus: 4 rodas

Pneus Unidirecionais

Os pneus unidirecionais são aqueles projetados para rodar o veículo em uma única direção. Por causa disso, o desgaste costuma ocorrer em menos tempo. Nesse caso, o rodízio de pneus deve ser feito em paralelo, ou seja, as rodas devem ser trocadas em linha reta. Por exemplo, os pneus de trás vão para a frente, e os da frente vão para trás. Não mude os lados em hipótese nenhuma!

Tração Traseira

Os pneus assimétricos com tração traseira devem ter um rodízio cruzado. Os pneus posteriores devem ser posicionados para frente em linha reta. Os anteriores devem ir para trás, porém de forma cruzada, fazendo um “X”.

Tração Dianteira

O rodízio de pneus com tração dianteira é o inverso da tração traseira. Os pneus traseiros passam para frente invertendo os lados, ou seja, fazendo o movimento de “X”. Enquanto isso, os pneus dianteiros vão para trás em linha reta.

Rodízio de pneus: 5 rodas (com estepe)

Estepe

O estepe é um pneu reserva, que fica geralmente dentro do porta-malas ou sob o carro. Por permanecer longos períodos em ambientes quentes e fechados, o componente fica sujeito a altas temperaturas. Tais condições podem prejudicar a vida útil do pneu, tornando-o inadequado para entrar no rodízio de pneus.

No entanto, alguns fabricantes não veem problemas em incluir o estepe no revezamento. Caso o pneu sobressalente tenha sido fabricado há menos de 5 anos, pode colocá-lo para rodar. Lembre-se de sempre inserir o estepe no rodízio de pneus pelo eixo dianteiro, de preferência do lado direito.

Pneus novos

Caso os pneus dianteiros já estejam bastante deteriorados, muitas pessoas optam por comprar componentes novos. O ideal é introduzir os aros de borracha mais recentes no eixo traseiro. Essa lógica se dá pelo fato de que é mais fácil controlar a traseira do veículo do que a frente, em casos de derrapagens e outros acidentes.

Quando fazer o rodízio de pneus?

Segundo especialistas, é recomendado fazer o rodízio de pneus a cada 10 mil quilômetros rodados. O procedimento tem como objetivo compensar a diferença de desgaste entre as rodas traseiras e dianteiras. Assim, é possível prolongar a vida útil dos pneus e evitar o desgaste prematuro das peças da suspensão. Além disso, garante uma direção mais firme e impede acidentes.

Dicas importantes

  • Siga as recomendações da montadora do veículo que constam no manual do proprietário;
  • caso você compre dois pneus novos, instale-os no eixo traseiro;
  • não troque pneus de tamanhos diferentes entre si;
  • não utilize estepes com mais de 10 anos de validade;
  • depois do rodízio de pneus, faça o alinhamento e balanceamento de rodas.

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