É verdade que GNV estraga o motor? Descubra!

O motor do carro é responsável por transformar combustível em energia, gerando movimento nas rodas. Exige manutenções periódicas para funcionar corretamente, sendo um dos principais e mais importantes componentes de um veículo. Por isso, o dispositivo está envolvido em uma grande dúvida que permeia o mundo dos automóveis: GNV estraga o motor?

A discussão em torno do assunto é válida e deve ser levada em consideração pelos motoristas que desejam fazer a conversão GNV. Muitas vantagens estão agregadas ao uso do gás natural veicular como combustível, mas será que há uma desvantagem em relação ao desempenho do motor? Leia nosso artigo e aproveite para tirar suas dúvidas conosco!

GNV estraga o motor do carro: mito ou verdade?

Agora chegou a hora da verdade. Afinal, GNV estraga o motor do carro ou não?

É mito! Não há estudos que comprovem que a instalação do gás natural veicular esteja atrelada a prejuízos no funcionamento do dispositivo. Além disso, o GNV é totalmente compatível com diferentes motores, como ciclo Otto ou flex fuel.

Manutenções preventivas

Bom, sabemos que a afirmativa “GNV estraga o motor” é falsa. O que ocorre é que, ao fazer a conversão GNV, os proprietários devem acelerar as manutenções preventivas do kit gás. A revisão deve ser feita a cada 4 meses ou a cada 10 mil km rodados para manter a integridade do motor e dos demais componentes do veículo.

Troca de componentes

Especialistas no assunto recomendam que seja dada uma atenção especial ao filtro de ar do motor, velas e cabo de velas. Esses componentes podem desgastar um pouco mais em carros com GNV do que em carros convencionais. Então, o ideal é trocá-los periodicamente, conforme o que está descrito no manual de instruções.

Instalação e equipamentos adequados

O GNV estraga o motor apenas se não houver um bom kit gás instalado no seu carro. Caso você opte por equipamentos antigos, é bem provável que surjam problemas. Por exemplo, o mesclador trava a passagem de ar e faz com que o carro fique fraco, perdendo impulso.

Por isso, muitos mecânicos condenam a utilização de equipamentos obsoletos ou clandestinos, pois podem danificar o motor e colocar em risco a vida dos motoristas e passageiros.
O ideal é optar por materiais modernos, como os kits de 5ª geração. A nova tecnologia acompanha o desempenho do motor do carro, oferecendo a quantidade que o componente precisa para funcionar corretamente.

Cuidados básicos

  • Escolha uma convertedora registrada no Inmetro, como a Evolução do Gás;
  • mantenha o tanque de combustível líquido sempre abastecido com 1/4 do seu volume;
  • utilize sempre o combustível líquido;
  • passe para o GNV quando o carro atingir a temperatura ideal de funcionamento (em média 10 minutos de uso);
  • troque sempre o combustível do tanque;
  • faça manutenções preventivas, de preferência a cada 4 meses;
  • siga as instruções do manual do seu carro referentes ao filtro de ar do motor, velas e cabo de velas.

Faça a revisão do GNV com a Evolução do Gás!

Agora que você sabe que não é verdade que o GNV estraga o motor do carro, é hora de fazer uma revisão do seu kit. Para isso, conte conosco! A Evolução do Gás é especialista em instalação, manutenção e conversão GNV no Rio de Janeiro.

Somos credenciadas no Inmetro e temos mais de 30 anos de experiência no mercado. Oferecemos todos os serviços relacionados ao GNV, além de um centro automotivo nas unidades de Caxias e Campo Grande. Não perca tempo! Converta agora mesmo e ganhe todos os benefícios de ter o gás natural veicular como combustível. Entre em contato para saber mais!

Compartilhe: