O automóvel com motor a gasolina foi inventado em 1885 pelo alemão Karl Benz. No Brasil, os carros começaram a surgir depois da Segunda Guerra Mundial. De lá para cá muitas inovações tecnológicas surgiram na indústria automobilística, transformando o carro no objeto de desejo que queremos hoje.
A indústria automobilística sempre leva em consideração questões como conforto, segurança, preço, sustentabilidade e velocidade quando há a necessidade de criar um novo modelo de carro para atender os desejos dos consumidores.
Pensando nisso, a Evolução do Gás resolveu reunir algumas novidades tecnológicas que foram muito importantes para o desenvolvimento dos carros com o passar dos anos. Confira, a seguir.
Alguns fatos inovadores da indústria automobilística
Airbags
O primeiro carro nacional com airbag foi lançado em 1996 pela Fiat e hoje é um dos itens de segurança obrigatórios por lei. Os airbags são dispositivos de segurança extremamente importantes para garantir que o motorista e os passageiros sofram o menor dano possível em casos de acidentes.
O airbag é uma bolsa de ar contendo pastilhas de azida de sódio, que é acionada quando o veículo sofre um grande impacto. O objetivo dos airbags é reduzir o risco de lesões graves e reduzir a chance da pessoa bater com a cabeça ou a parte superior do corpo em alguma parte interna do carro.
Pneus verdes
Os chamados pneus verdes são pneus feitos com matérias-primas mais sustentáveis (como borracha e sílica) e, por isso, são mais leves, aquecem menos e possuem menos ruídos, além de terem uma duração maior em relação aos pneus convencionais. Por serem menos resistentes ao rolamento, os pneus verdes reduzem o consumo de combustível em até 8% e possuem melhor desempenho em pistas molhadas.
O principal objetivo dos pneus verdes é diminuir o consumo de combustível e reduzir a emissão de carbono na atmosfera, tornando-se mais uma invenção sustentável da indústria automobilística.
Start & Stop
O Start & Stop é um sistema muito interessante e um dos mais usados hoje em dia. O processo funciona da seguinte forma: quando o carro encontra-se parado por alguns segundos, o sistema desliga o motor automaticamente e apenas volta a ligá-lo quando o veículo se movimenta.
A novidade é um adianto para os motoristas quando há longos períodos em engarrafamentos e semáforos, por exemplo. O objetivo é reduzir a emissão de gás carbônico na atmosfera e economizar no consumo de combustível, visto que consegue poupar 20% do combustível.
Teste de impactos
Em 1934, a General Motors fez o primeiro teste de impacto de um veículo, sendo uma invenção muito importante para elevar o nível de segurança dos automóveis no Brasil e no mundo. Esses testes de impacto são como simuladores de colisões frontais e laterais com dummies (bonecos que se assemelham aos seres humanos) dentro dos carros, para avaliar a deformação do carro e como essas batidas afetariam o corpo humano.
Os testes de impacto são importantes para as montadoras identificarem pontos na segurança do veículo a serem melhorados para garantir a máxima segurança possível ao motorista e aos passageiros.
GNV
A utilização do gás natural veicular como combustível foi um grande avanço na indústria automobilística por ser mais econômico e mais sustentável. O gás natural é uma fonte energética formada por hidrocarbonetos leves, principalmente metano e etano. O GNV é mais leve que o ar, não é tóxico, não provoca danos à saúde, não é explosivo e reduz de 20% a 30% a emissão de dióxido de carbono na atmosfera, quando comparado aos outros combustíveis.
O GNV é mais barato que o a gasolina e o etanol e apresenta rendimento maior, pois com um metro cúbico de GNV roda 13 quilômetros, contra 10 quilômetros com um litro de gasolina e 7 quilômetros com um litro de etanol.
Além de rodar mais quilômetros abastecendo menos, o motorista também possui outros benefícios. Se compararmos os preços da gasolina e do GNV, o gás é 58% mais econômico financeiramente e garante a redução de IPVA para o motorista.
Esperamos que esse artigo tenha te ajudado a entender um pouco mais sobre as inovações na indústria automobilística.
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