Os pneus são artefatos automobilísticos feitos de borracha, têxtil e metal. Eles são os únicos pontos de contato entre o veículo e a pista de rolamento. Deve-se ter bastante cuidado com eles, pois qualquer descuido pode ocasionar defeitos mecânicos, multas e até acidentes. Existem diversos tipos de pneus e cada um deles tem uma finalidade específica e uma capacidade de carga e velocidade.
É imprescindível que o motorista saiba diferenciar os diversos modelos de pneus para definir os melhores para o seu carro. Escolher o modelo errado pode provocar desgaste excessivo do veículo, cansaço do motorista por conta do peso da direção e do freio, entre outras irregularidades. Neste artigo, a Evolução do Gás apresenta os principais tipos de pneus e te ajuda a escolher o mais adequado. Confira!
Conheça os principais tipos de pneus para seu carro
Off Road
Os tipos de pneus Off Road são utilizados em terrenos sem asfalto, como estradas de terra, lama e cascalho. Suas bandas de rodagem (parte do pneu que fica em contato com o solo) são maiores e sua estrutura é mais resistente. Os sulcos são mais largos e promovem maior aderência ao pneu, escoando excesso de água em dias chuvosos.
Essas características fazem dos pneus Off Road ideais para suportar atritos com os tipos de solo citados acima. Antes de começar a utilizá-los, é necessário realizar a calibragem nos pneus de acordo com o terreno que será percorrido. Pneus Off Road não são indicados para asfaltos, pois gasta muito mais borracha e a vida útil pode diminuir bastante.
On Road
Os On Road são os tipos de pneus específicos para percorrer pistas com asfalto. Eles são muito utilizados em carros de passeios comuns por estarem aptos a andar em tempo seco e chuvoso. Os sulcos são menores e aumentam a área de contato do pneu com o solo.
Se você utilizar pneus On Road para trafegar na terra, provavelmente eles irão causar desgaste irregular e desestabilizar o veículo. Além disso, podem causar ruídos desconfortáveis na cabine e passar por aquecimentos acima da média.
Mistos
Geralmente, os carros saem das fábricas portando os pneus do tipo misto, justamente por rodarem sem problemas em terrenos de chão e asfaltos. Eles são ideais para quem trafega bastante por locais com asfalto e, ainda assim, também roda com pouca frequência em solos com pedra ou lama.
Radiais
A banda de rodagem dos pneus radiais possuem cordas metálicas em sentido radial no seu interior, proporcionando maior durabilidade. Essa característica é indicada para carros que irão percorrer em alta velocidade, promovendo maior desempenho em curvas e frenagens. Além disso, esses tipos de pneus são mais difíceis de furarem, pois são resistentes e duram mais. Caso o carro apresente alguma irregularidade, o motorista sentirá o problema enquanto dirige, sendo mais fácil chegar à solução.
Como escolher o tipo de pneu ideal para o seu carro
Antes de escolher os pneus que irão compor a estrutura do seu carro, lembre-se que cada fabricante indica a pressão correta, o controle do alinhamento, do balanceamento e da calibragem. Então, leia as instruções do manual atentamente para confirmar se o pneu escolhido é o ideal, conforme recomendações do fabricante.
Em alguns casos, na lateral dos pneus originais vem inscrito uma sequência de letras e números que indica as medidas do artefato. Essas informações são primordiais na hora de trocar os pneus, pois possibilita saber o modelo ideal para manter o padrão e a altura do veículo.
Se você deseja realizar a troca de pneus do seu carro, conte com a Evolução do Gás! Somos uma empresa especializada em conversão GNV e instalação de gás veicular e serviços de centro automotivo. Atuamos há mais de 30 anos no mercado com os melhores preços e altíssima qualidade. Realizamos troca, alinhamento e balanceamento de pneus, retífica de rodas, injeção eletrônica, reteste de cilindro e outros serviços de mecânica geral. Entre em contato conosco e conheça nossos serviços!