Tudo o que você precisa saber sobre troca de amortecedores

O sistema de suspensão automotiva é composto por amortecedores, molas e outros componentes que influenciam no comportamento do veículo. É um componente responsável pela segurança e conforto dos passageiros, além de garantir o bom funcionamento do automóvel. Alguns problemas na suspensão podem ocorrer por diversos motivos e, muitas vezes, a solução é a troca de amortecedores e molas.

Um amortecedor de qualidade impede que o carro fique oscilando por muito tempo caso passe em cima de uma lombada, por exemplo. Suas maiores funções são manter a estabilidade do veículo e absorver movimentos bruscos das rodas. Assim, os passageiros não percebem tais impactos, pois o amortecedor garante que o carro balance apenas uma vez. Continue lendo este artigo da Evolução do Gás e saiba tudo sobre a manutenção e a troca de amortecedores. Confira!

Quando realizar a troca de amortecedores

Sinais de desgastes

O estilo de direção e o pavimento por onde o carro roda são fatores que influenciam bastante na frequência da troca de amortecedores. Por exemplo, trafegar por ruas e vias esburacadas, irregulares ou com muitas lombadas provoca o desgaste dos itens de suspensão. Logo, as molas quebram, ruídos aparecem, o veículo fica rebaixado e balança bastante na traseira e na dianteira.

Ruídos metálicos, barulhos secos, vazamento do óleo do amortecedor e impactos fortes são alguns dos sinais que indicam problemas. Consequentemente, a substituição dos itens de suspensão é a única alternativa para sanar essas falhas no sistema.

Substituição de molas

substituição de molas na troca de amortecedores

As molas são elementos elásticos do sistema de suspensão que atuam sustentando o peso e controlando a altura do veículo. Os amortecedores servem justamente para controlar os movimentos de abertura e fechamento das molas para interromper o balanço delas imediatamente. Juntos, as molas e os amortecedores garantem melhor qualidade da direção em geral, além de equilibrar e alinhar a suspensão.

Caso seja necessário trocar as molas por algum motivo, substitua também os amortecedores. Esses dois itens do sistema de suspensão devem ser trocados em conjunto para garantir a segurança dos passageiros. Depois disso, deve-se alinhar as rodas corretamente.

Limite de quilometragem

Algumas marcas aconselham a troca de amortecedores preventiva quando o carro atingir 40 mil quilômetros rodados. Caso o motorista percorra estradas planas e lisas, é provável que a vida útil do amortecedor dure o dobro do tempo. Portanto, o ideal é verificar o manual do fabricante para verificar as indicações corretas para cada modelo de veículo.

Ausência de revisão periódica

ausência de revisão e troca de amortecedores

As revisões periódicas nos veículos são fundamentais para detectar falhas nos amortecedores e prevenir irregularidades. Um profissional especializado no assunto é o único capaz de diagnosticar problemas e prever soluções cabíveis a cada tipo de defeito. Logo, leve seu carro a um centro automotivo mais próximo e garanta que você e seus passageiros não corram riscos causados por problemas nos amortecedores.

Por que realizar a troca de amortecedores

fazendo a troca de amortecedores

Quando os amortecedores não aplicam a pressão adequada sobre os pneus, automaticamente diminui a aderência entre eles e o solo. Isso faz com que ocorra o aumento na distância de frenagem e dano à estabilidade do veículo. Esses fatores podem ocasionar na perda de controle do carro e capotamento durante curvas acentuadas.

É imprescindível estar atento aos sinais de desgaste, à vida útil das molas, ao limite de quilometragem e às revisões periódicas do seu carro. Para isso, você pode evitar trafegar em ruas esburacadas, dirigir devagar e desviar de buracos profundos. Carga excessiva dentro do veículo também força bastante os amortecedores e aumenta seu desgaste.

Onde fazer uma boa manutenção da suspensão

Ainda que você tome bastante cuidado com o sistema de suspensão do seu carro, se algum dos problemas citados acima for notado é bem provável que seja necessário realizar a troca de amortecedores. Para isso, o ideal é levar seu veículo em uma oficina especializada para diagnosticar qual é o real defeito.

A Evolução do Gás possui um centro automotivo que pode cuidar disso para você! Disponibilizamos serviços relacionados a pneus, reteste de cilindro, troca de molas GNV, suspensão, injeção eletrônica e mecânica geral. Além disso, realizamos conversão GNV e instalação de GNV no Rio de Janeiro. Não perca tempo! Entre em contato conosco e conheça nossos serviços.

Compartilhe: