Dicas para identificar problemas na suspensão

A suspensão é uma das ferramentas mais importantes de um automóvel. Ela garante que os impactos das vias não sejam sentidos pelos passageiros, evitando lesões. A peça também possui outras inúmeras utilidades, que impedem acidentes e melhoram o ato de dirigir. Por isso, saber identificar problemas na suspensão é fundamental para manter a segurança.

Para te auxiliar nesse procedimento, a Evolução do Gás elaborou este artigo com seis dicas para saber a hora da manutenção. Assim, você reduzirá custos e garantirá o bem-estar no momento de uso do veículo. Confira!

6 sinais de que há problemas na suspensão do seu carro

Desgaste nos pneus

Assim que notar o desgaste frequente das rodas do carro, procure um mecânico qualificado. Problemas na suspensão são as principais causas para o transtorno, mesmo quando pneus são novos e de alta qualidade. Geralmente, isso acontece porque os amortecedores não funcionam da maneira devida, provocando a má aderência das rodas ao solo.

É importante ter ciência de que o balanceamento e alinhamento são fundamentais para garantir que a suspensão fique em bom estado. Por isso, certifique-se sempre de checar os dois mecanismos periodicamente junto com a suspensão. Afinal, um pode prejudicar o funcionamento do outro.

Barulhos frequentes

Quando a suspensão apresenta um mau funcionamento, é comum ouvir barulhos como rangidos e sons metálicos. Esse incômodo pode ser causado pelos coxins quebrados ou por um desgaste das buchas. Quando uma dessas peças está quebrada, a parte externa da suspensão se choca com a interna, resultando nos sons. Em alguns casos também acontece a vibração no volante. Portanto, fique atento sempre que ele tremer de forma descontrolada, principalmente no momento de usar os freios.

Descontrole do carro

Esse é um dos itens que tornam os problemas na suspensão tão perigosos. Fique alerta se você começar a ter dificuldades em curvas, inclinações para o lado de forma indevida e perda da estabilidade. Esses fatores causam diversos transtornos e até acidentes durante a dirigibilidade e por isso são notados com mais facilidade. Porém, nem sempre o motorista consegue reconhecer que o problema é causado pela suspensão. Por isso, sempre que perceber um desses sinais, verifique a peça e procure um mecânico especializado. Seguindo esse procedimento você diminuirá as chances de um conserto mal feito.

Vazamentos

Esse problema também pode ser identificado com mais facilidade. Entretanto, em casos de dúvidas, verifique por vestígios de óleo no amortecedor. Esteja ciente de que sempre que isso ocorre, o amortecedor perde todo o seu funcionamento. Essa consequência é extremamente perigosa, pois a peça previne que o carro perca a estabilidade em freadas e curvas. Um defeito pode ser fatal.
Por isso, ao menor sinal de vazamentos, corra para uma assistência técnica para resolver o problema. Caso contrário, você poderá colocar a vida de outras pessoas em risco.

Lembre-se também que as manutenções preventivas são muito importantes para impedir que esses vazamentos aconteçam.

Maior distância para frenagem

Tenha atenção sempre que encontrar dificuldades para frear o veículo. É comum que problemas na suspensão façam com que a distância de parada do carro aumente. Esse fato pode ser muito perigoso nos momentos em que uma frenagem mais rápida ou brusca é necessária. Portanto, assim que notar qualquer problema no freio do carro, faça a checagem da suspensão.

Problemas na mola

Essa peça é silenciosa, por isso é necessário realizar uma checagem minuciosa de defeitos. Quando elas apresentam mau funcionamento, os pneus são diretamente afetados. Por isso, é importante ter cuidado para não acabar pagando mais pelo conserto das duas ferramentas. Molas defeituosas também podem afetar outros itens da suspensão, como os amortecedores e rolamentos.

Para reconhecer falhas nas molas, faça a checagem da altura do carro. Normalmente eles perdem a altura quando as molas quebram. Outros sinais também são frequentes, como ferrugens, trincas e elos batendo. O alinhamento do carro costuma ser danificado também.

Dicas de cuidados

Como vimos anteriormente, não ter atenção com as peças do carro pode custar caro. Esse cuidado se torna ainda mais importante para a suspensão. Além de ser uma peça fundamental para a segurança dos condutores, danos nela podem resultar em defeitos em todo o veículo. Portanto, é importante sempre fazer as manutenções periodicamente com uma assistência técnica de confiança.

Geralmente, as molas e amortecedores da suspensão devem ser trocados a cada 50 mil km. Também é recomendado que a inspeção das peças seja feita a cada 20 mil km rodados. Porém, o manual do fabricante deve servir como orientação, já que esses números podem mudar de acordo com o modelo do carro. Lembre-se também que outros fatores são levados em consideração para definir o momento da troca. Em alguns casos, a falta de cuidado pode resultar em uma substituição mais precoce.

A melhor forma de garantir a vida útil da suspensão é dirigindo com cuidado, evitando buracos e estradas de terra. Se for necessário trafegar nessas áreas, mantenha a velocidade baixa. Também é importante não carregar cargas pesadas demais para o veículo.

Conheça o nosso centro automotivo

Agora que você já conhece os problemas na suspensão de um carro, conte com a Evolução do Gás para fazer o reparo. Estamos há mais de 30 anos no mercado e possuímos diversas franquias no Rio de Janeiro. Em nosso centro automotivo contamos com serviços gerais de mecânica.

Além disso, fazemos a instalação de gnv para motoristas que buscam qualidade e economia. Para saber mais sobre o nosso trabalho, entre em contato conosco!

Compartilhe: