Para que serve o variador de avanço para GNV?

Um dos maiores temores de motoristas ao instalar gnv  é a perda da força do motor. Afinal, um automóvel sem potência não consegue realizar viagens na mesma velocidade e pode causar diversos transtornos. Além disso, não saber para que serve o variador de avanço faz com que pessoas desperdicem as vantagens que o gnv proporciona.

Para acabar com esse problema, a Evolução do Gás elaborou este artigo explicativo sobre o variador de avanço. Conhecendo as utilidades e vantagens da ferramenta, você poderá escolher com mais critério o melhor combustível para o seu carro. Confira!

Descubra para que serve o variador de avanço

O que é?

Para entender perfeitamente para que serve o variador de avanço, você precisa conhecer a função das válvulas do veículo. Essa peça é responsável pela entrada e saída de ar em um motor. Geralmente, elas são configuradas para funcionarem no tempo de queima da gasolina. Além disso, o ponto de ignição do carro também é programado para atuar dessa forma.

Entretanto, a queima do gás natural acontece de forma mais lenta. Logo, o tempo de ignição precisa ser configurado para atuar de acordo com a queima do GNV. Caso contrário, acontece a perda da potência do motor. Para que essa variação seja resolvida, é utilizado o variador de avanço.

Por meio dele, é possível regular o gnv e a central eletrônica do carro de acordo com o modelo do automóvel. A ferramenta atua junto com a injeção eletrônica para que ela funcione de forma antecipada e a força do motor volte ao normal.

Vantagens do variador de avanço

Um dos maiores atrativos dessa ferramenta é a economia. Como ela faz com que a força do motor seja maior, a necessidade de aceleração diminui. Isso reduz ainda mais o consumo de combustível, fazendo com que as manutenções sejam mais espaçadas.

Outro benefício é a diminuição da emissão de poluentes. Quando o combustível é queimado da maneira correta, menos monóxido de carbono (CO) é transferido para a atmosfera. Isso também ocorre com o hidrocarboneto (HC). Esses dois elementos são resultados do consumo incompleto e são formados por restos de combustível.

Além disso, o back fire é evitado com o variador de avanço. O back fire consiste em explosões, fumaças e labaredas. Esse fenômeno acontece quando o sistema de injeção está desregulado e uma quantidade maior de gás é inserida no cilindro.

Quais são os tipos de variadores?

Atualmente, é possível encontrar dois deles no mercado: o sensor de rotação e o sensor MAP/MAF. E para que serve o variador de avanço MAP/MAF? Basicamente, ele manda informações falsas para a central eletrônica. O mecanismo recebe dados confirmando que a carga do motor está maior. Dessa forma, a central regula a situação, permitindo que a queima do gás natural seja completa.

O variador de rotação informa para a central eletrônica que o pistão está em uma posição adiantada. Dessa forma a ignição do combustível líquido se solta, fazendo com que a queima do GNV seja completa. Ele permite adiantar em até 15 graus o ponto de ignição.

Como fazer a instalação?

Agora que você já sabe para que serve o variador de avanço e suas vantagens, a instalação deverá ser feita com uma oficina convertedora de GNV. Alguns automóveis já possuem o mecanismo, o que permite ativá-lo junto com a instalação do gás veicular. Se esse não for o caso, você deve comprar a peça de forma independente. Lembre-se de sempre consultar profissionais qualificados para fazer o serviço. Caso contrário, a peça não funcionará adequadamente.

Para ter certeza de que a função será realizada com qualidade, conte com a Evolução do Gás. Somos uma empresa especializada em conversão de GNV, com foco no resultado. Também realizamos trabalhos gerais de manutenção automotiva, visando atender nossos clientes de maneira completa. Temos profissionais treinados e qualificados para ajudá-lo da melhor maneira possível. Entre em contato conosco e conheça melhor as vantagens que oferecemos!

Compartilhe: