6 mitos e verdade sobre a troca de óleo

Sendo o motor uma parte primordial para o seu carro, a melhor forma de preservar sua vida útil é ficar atento ao momento exato para a troca de óleo. Tal procedimento é um dos fatores mais importante para o bom funcionamento do veículo, pois o óleo é o responsável pela eficiência do motor, com a lubrificação e refrigeração necessárias nas peças internas.

Devido à importância desse procedimento, a Evolução do Gás preparou esse artigo com 6 mitos e verdades sobre a troca de óleo para você ficar atento. Confira!

Saiba os mitos e verdades sobre a troca de óleo

1- Trocar o óleo a cada 5.000km percorridos ou na metade do prazo quando se roda só a cidade

Mito.

No geral, a troca de óleo é ideal a cada 10.000km percorridos pelo veículo, porém isso varia.

É preciso verificar as indicações do fabricante referentes a cada modelo, tal como a idade do carro e seu tipo de uso. Avalie num posto de troca de óleo, com profissionais especializados.

Em caso de uso severo, o tempo para a troca de óleo deve ser reduzido pela metade, tal situação consta em quase todos os manuais de proprietário. Essa definição se aplica a motoristas que costumam enfrentar longos engarrafamentos (com velocidade média inferior a 10 km/h), estradas com impurezas que dificultam o trajeto como poeira, barro ou lama, ou quando o veículo roda 5 km por viagem, no máximo.

2.Usar aditivo no óleo melhora o desempenho do veículo

Mito.

Os fabricantes de óleo, geralmente, não recomendam o uso de aditivos, pois, segundo eles, já existe um pacote de aditivo balanceado no óleo e o uso de aditivos extras pode comprometer a vida útil do motor ou a formação de borra. Em alguns casos, de fato, o aumento da potência ocorre, porém são exceções que apresentam tal competência.

3. Óleo sintético é o ideal para o motor

Verdade.

Esse tipo de óleo possui um desempenho e funções melhores que o óleo mineral. Exemplos desse fato é o poder de limpeza do motor ser maior, tal como sua resistência à oxidação (altas temperaturas), menor perda através de evaporação, característica anti-desgaste com melhor resultado, entre outras qualidades. Seus benefícios são de longo prazo, como por exemplo, partidas mais rápidas, economia de combustível, preservação do motor de arranque e bateria.

É necessário lembrar que o ganho de desempenho de um lubrificante sintético pode não ser vantajoso num popular, por exemplo, pois o sintético chega a custar até 5 vezes mais que um mineral.

4. Trocar o filtro a cada troca de óleo

Verdade.

Cada veículo possui uma recomendação de acordo com sua característica específica, porém a recomendação é geral quando trata-se de, na troca de óleo, substituir o óleo e filtro juntos, pois o filtro impede a circulação de impurezas no motor.

Além disso, a relação custo-benefício é muito maior, segundo especialistas. Não trocar o filtro pode comprometer as peças caras do seu carro.

mitos sobre troca de óleo

5. Utilizar qualquer tipo de lubrificante em carros antigos

Mito.

Carros antigos que estejam com a manutenção em dia, mesmo que tenham alta quilometragem, devem utilizar o mesmo lubrificante que lhe é recomendado no manual do veículo. Já os veículos que estejam queimando óleo e soltando fumaça, devem utilizar produtos mais viscosos.

6. O óleo recomendado pelo fabricante do veículo é a melhor opção

Verdade.

O ideal é sempre utilizar um produto que atenda todas as recomendações e especificações de desempenho solicitadas pelo fabricante do veículo ou um produto superior às mesmas.

Um processo tão importante para o seu veículo, como a troca de óleo, tem que ser feito por profissionais de confiança e experiência, e isso você encontra na Evolução do Gás. Além de trabalharmos com conversão GNV, instalação de gás veicular e manutenção de GNV, possuimos Centros Automotivos nas lojas GNV de Campo Grande – RJ e em Duque de Caxias-Rj. Há mais de 30 anos no mercado, procuramos oferecer sempre o melhor atendimento para nossos clientes. Entre em contato conosco e faça um orçamento!

Links úteis:
reteste de cilindro gnv rj
gnv campo grande rj

Compartilhe: